I CHING

I CHING

MING IOBSCURECIMENTO DA LUZ


Aqui o Sol mergulhou sob a Terra e está, portanto, obscurecido. O nome do hexagrama significa literalmente lesão do luminoso, por isso as linhas individuais fazem frequentemente menção a ferimentos. Um homem tenebroso ocupa uma posição influente e causa malefícios aos homens capazes e sábios.

JULGAMENTO—OBSCURECIMENTO DA LUZ

Durante a adversidade é favorável manter-se perseverante

Um homem não deve se deixar arrastar passivamente por circunstâncias desfavoráveis, nem permitir que sua força interior seja abalada. Ele o conseguirá conservando-a iluminada e mantendo-se flexível e tratável no plano exterior. Essa atitude permitir-lhe-á superar mesmo a maior adversidade. Em determinadas circunstâncias, faz-se necessário ocultar sua luz, de modo a preservar seu poder de realização num ambiente hostil. A perseverança deve ser resguardada no mais fundo da consciência, livre de toda indiscrição. Esse é o modo de conservar os desígnios pessoais diante das dificuldades.

IMAGEM

A luz mergulhou no fundo da Terra; essa é a imagem do obscurecimento da luz.

O homem superior convive com o povo. Ele oculta seu brilho, mas ainda assim resplandece.

Em tempos de obscurecimento da luz é essencial ser cuidadoso e discreto. Não se deve atrair grandes inimizades desnecessariamente com comportamentos irrefletidos. Nessas épocas o homem não se deve deixar levar pelos costumes da maioria, nem a eles referir-se de modo crítico. No convívio social, não se deve pretender o conhecimento absoluto; é necessário deixar passar muitas coisas sem ser enganado.

*****

E que não se pretenda alijar a Norma Regente, os bons costumes, a autoridade e a sabedoria dos homens capazes, fazer-se de tal modo um primitivo, um bárbaro tribal rude e grosseiro.

*****


Posts Recentes
Arquivos